Grupo Comporte vence leilão de três linhas de trens metropolitanos em São Paulo
O Grupo Comporte venceu o leilão das linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em São Paulo. Foram leiloadas as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade e a concessão terá duração de 25 anos com investimento estimado em R$14,3 bilhões, conforme informações divulgadas pela Secretaria Estadual de Participações e Parcerias. O leilão aconteceu nesta sexta, na B3, e teve forte esquema de segurança para evitar protestos.
Os grupos CCR e Comporte Participações foram os únicos a apresentar propostas. O critério para a escolha do vencedor foi o maior desconto sobre as contraprestações que o estado deverá pagar ao concessionário, cujo valor máximo foi estipulado em até R$ 1,49 bilhão anualmente.
A CCR ofereceu 1,45% de desconto, enquanto o Comporte ofereceu 2,57%, superando sua concorrente. Há previsão de um aporte público de aproximadamente R$ 10 bilhões para viabilizar as obras necessárias para melhorias nas três linhas. O governador Tarcísio de Freitas acompanhou o leilão na B3. O prefeito Ricardo Nunes também esteve presente.
O governador agradeceu aos dois concorrentes e disse que eles acreditaram na modelagem que o estado fez o projeto, independente de vencer ou não.
— Trouxemos gigantes de mobilidade para participar e isso é um indicador do sucesso. Podemos celebrar. A gente sabe que são muitas horas de estudo para chegar numa proposta e as pessoas não têm noção de que é desconto de 2,57% na contraprestação — afirmou.
Tarcísio lembrou que o Programa de Parcerias e Investimentos do estado já obteve mais de R$ 354 bilhões em investimentos contratados, enquanto a previsão inicial era chegar a R$ 220 bilhões. Entre os projetos que devem sair do papel este ano, está o túnel ligando Santos e Gaurujá, no litoral de São Paulo, disse o governador.
O governador afirmou que há poucos operadores no mundo e que o governo está fazendo um esforço grande para atrair estrangeiros. Ele disse que alguns operadores europeus estudaram as linhas, não formularam propostas, mas já se prepararam para estudar o próximo leilão, que deve ser das linhas 10 e 14.
— A gente tem a esperança, a convicção de que vai conseguir trazer novos operadores. Temos que buscar esses operadores da Europa, na Ásia — afirmou.
Fundadores da Gol
O Grupo Comporte é administrado pela família do empresário Nenê Constantino, do setor de transporte brasileiro e fundador da Gol Linhas Aéreas. O grupo já tem a concessão o metrô de Belo Horizonte.
Também tem uma parceria com a China Railway Construction Corporation (CRCC) no Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, que venceu o leilão do Trem Intercidades (TIC) e prevê investimentos de R$ 14,2 bilhões na construção da linha que conectará São Paulo a Campinas.
— A Comporte mais uma vez está feliz ao conquistar mais essa concessão. Agradeço à família Constantino que nos confiou a condição de fazer essa proposta — disse José Efraim Neves, diretor da Comporte após a vitória do grupo.
A Comporte Participações S.A é uma holding que controla diversas empresas de ônibus no estado de São Paulo. Entre suas operações estão a Viação Piracicabana e o VLT entre Santos e São Vicente através da subsidiária BR Mobilidade. A empresa também desenvolve aplicativos como Mobifácil e 4Bus para venda de passagens rodoviárias.
— Não houve lances de viva voz, o que demonstra o apetite da Comporte no setor e no ativo — avaliou o advogado Paulo Dantas, sócio do escritório Castro Barros, especialista em infraestrutura.
O Grupo CCR já opera duas linhas de trens e duas de metrô (4-Amarela e 5-Lilás) em São Paulo. O grupo assumiu a gestão das linhas 9-Esmeralda e 8-Diamante da CPTM em janeiro de 2022, através da ViaMobilidade e enfrentou diversos problemas na operação, como atrasos e até acidentes.
Tarcísio admitiu que houve muito problema nas linhas 8 e 9, mas as falhas vêm caindo paulatinamente e isso é reflexo do investimento.
— A partir do momento que você começa a fazer o investimento, há substituição de trechos críticos de via permanente. Na 8 e 9, havia 60 trechos críticos de via permanente que já foram corrigidos.
São linhas que receberam 36 trens novos e já estão 100% entregues. O serviço vai melhorando também palatinamente — disse ele, lembrando que haverá
O que vai mudar com a concessão
No total, serão construídas 10 novas estações e reformadas 24 já existentes, além da eliminação de todas as passagens em nível, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas, garantindo mais segurança para os passageiros e maior fluidez no trânsito urbano.
As linhas também passarão por investimentos na rede aérea, via permanente e sinalização, além da implantação de novos equipamentos e sistemas. Até 2040, a previsão é que as três linhas transportem juntas 1,3 milhão de passageiros por dia em média útil. Com os investimentos, o governo quer reduzir o intervalo entre os trens das três linhas.
No caso da Linha 11-Coral, a linha será estendida em quatro quilômetros, com o acréscimo da estação César de Sousa, em Mogi das Cruzes, e Barra Funda, em São Paulo. Outros quatro pontos de desembarque serão adicionados, em Bom Retiro, Pari e Lajeado, além da Penha, prevista nos planos de expansão da Linha 2-Verde do metrô. A promessa do governo é estabelecer o tempo de viagem da capital até Suzano em 3 minutos, e então de lá até César de Sousa em 6 minutos. Ao todo, 14 estações serão reformadas e três reconstruídas.
Na linha 12-Safira, os investimentos previstos passam por 2,7 quilômetros a mais na linha, que será estendida de Calmon Viana, em Poá, desembarque final, até Suzano. A concessionária deve ainda construir a estação Cangaíba e garantir o acesso a Gabriela Mistral, outra obra sob responsabilidade do metrô, na expansão da Linha 2-Verde. O intervalo máximo entre Brás e Itaquaquecetuba deve fica em 3 minutos e 15 segundos, e então de 6 minutos e meio até Suzano. Uma estação será reconstruída, outras 12 passarão por reformas.
A Linha 13-Jade é a que mais terá impacto, com 15,6 quilômetros de novos trilhos nos dois sentidos e seis novas estações, além de três reformas. A ideia é que passe a ligar a nova estação Gabriela Mistral, prevista no projeto de expansão da Linha 2-Verde do metrô, até Bonsucesso, em Guarulhos, em 10 minutos ao todo, passando pelos bairros de Jardim dos Eucaliptos, São João e Presidente Dutra. O Expresso Aeroporto passa a operar a cada 30 minutos, em vez de uma hora, incluindo conexão tripla com a Linha 2-Verde do metrô e a Linha 12-Safira da CPTM.