Marítimo

Antaq aprova norma para regulamentação econômica das operações de transbordo ship to ship

Antaq aprova norma para regulamentação econômica das operações de transbordo ship to ship

Na 511ª Reunião da sua Diretoria Colegiada, realizada em 20.10.2021, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou norma que regulamenta as operações de transbordo ship to ship de granéis líquidos combustíveis (petróleo e seus derivados, gás natural e biocombustíveis).

Entende-se por operação ship to ship o transbordo de carga entre embarcações localizadas em águas jurisdicionais brasileiras, podendo ocorrer com as embarcações em movimento ou fundeadas.

Segundo a Agência, embora esse serviço já seja regulado por diversas autoridades– quais sejam, Autoridade Marítima, Ibama, Receita Federal e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) –, a nova norma visa suprimir lacuna na regulamentação econômica das operações de transbordo ou transferência de carga de granéis líquidos combustíveis entre embarcações.

A proposta inicial pretendia submeter as referidas operações à obtenção de autorização prévia pela ANTAQ. Porém, a Diretoria Colegiada da Agência avaliou que, no momento, não há problema regulatório que justifique tal medida.

Em nota, a ANTAQ afirmou que “A intenção, inicialmente, será acompanhar e entender o universo desse mercado para buscar o aprimoramento regulatório e a consequente atuação mais incisiva deste órgão regulador”.

A ANTAQ avalia que a regulamentação econômica das operações de transbordo ship to ship representa um avanço na relação entre a preservação da segurança jurídica e a modernização da atividade econômica regulada.

A equipe de Direito Marítimo do Castro Barros coloca-se à disposição para orientação e esclarecimentos adicionais sobre o tema, por meio dos e-mails olympio.carvalho@castrobarros.com.br, camilla.werneck@castrobarros.com.br e ana.rizzo@castrobarros.com.br.