Marítimo

IMO e MPA lançam portal dedicado à descarbonização marítima

IMO e MPA lançam portal dedicado à descarbonização marítima

Nesta semana, a Organização Marítima Internacional (IMO) e a Autoridade Marítima e Portuária de Cingapura (MPA) lançaram o portal NetGEN, uma plataforma colaborativa global online de iniciativas de descarbonização do transporte marítimo.

O objetivo da iniciativa – que abrange mais de 140 projetos e mais de 500 parceiros, 13 tipos de combustível e diversidade de regiões, incluindo África, Ásia, Caribe, América Latina, Oriente Médio e Ilhas do Pacífico –, é promover a inovação para acelerar a transição do setor marítimo para um futuro com emissões zero ou de baixa emissão.

Para tanto, a plataforma reúne as partes interessadas para identificar as lacunas e oportunidades de descarbonização na comunidade marítima internacional, servindo como um círculo de colaboração para reunir diferentes partes interessadas envolvidas em projetos de descarbonização marítima, como portos, governos, empresas e institutos de pesquisa.

Segundo o secretário-geral da IMO, Kitack Lim, (tradução livre) “o maior desafio que enfrentamos é a batalha contra o aquecimento global e as mudanças climáticas. Precisamos de mais ações colaborativas para acelerar a pesquisa sobre tecnologia de redução de emissões no setor marítimo e sobre combustíveis marítimos de carbono zero e baixo carbono. Acima de tudo, precisamos garantir que não deixaremos ninguém para trás”.

No mesmo sentido, a MPA destacou que (tradução livre) “não podemos combater a descarbonização sozinhos. Precisamos trabalhar juntos, além das fronteiras e cadeias de valor, para construir capacidades, compartilhar as melhores práticas e garantir condições equitativas para todos. Reunindo ideias e as partes interessadas, o NextGEN baseia-se no princípio fundamental da inclusão”.

O Castro Barros coloca-se à disposição para orientação e esclarecimentos adicionais sobre o tema, por meio dos e-mails olympio.carvalho@castrobarros.com.br; camilla.werneck@castrobarros.com.br; ana.rizzo@castrobarros.com.br e ian.thomaz@castrobarros.com.br.