Trabalhista

Ministério da Saúde inclui 165 novas doenças no seu rol de enfermidades ocupacionais

Ministério da Saúde inclui 165 novas doenças no seu rol de enfermidades ocupacionais

Por meio da Portaria nº 1.999, de 27 de novembro de 2023, o Ministério da Saúde atualizou, depois de 24 anos, a sua lista de doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, incluindo 165 novas enfermidades, dentre estas, os transtornos mentais, tais como a Síndrome de Burnout, a ansiedade, a depressão e tentativa de suicídio, além da COVID-19, distúrbios esqueléticos, a infertilidade e cânceres.

A Portaria decorreu da 11ª edição do Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador.

Para atualização da lista, levou-se em consideração o número crescente de doenças ocupacionais ao longo dos anos. De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), entre 2007 e 2022, quase 3 milhões de casos de doenças laborais passaram pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 390 mil casos somente no ano de 2023.

As empresas devem estar atentas à essas mudanças, promovendo, dentre outras medidas, políticas internas e campanhas de conscientização em relação aos temas de saúde mental.

O departamento trabalhista do Escritório Castro Barros Advogados segue alerta às constantes alterações nas normas trabalhistas e permanece à disposição para prestar maiores orientações e esclarecimentos, por meio do e-mail valeria.souza@castrobarros.com.br.