Marítimo

Nova resolução da ANTAQ sobre afretamento de embarcações para operação na navegação interior

Nova resolução da ANTAQ sobre afretamento de embarcações para operação na navegação interior

Em 01.04.2021, entrará em vigor a Resolução nº 41/2021 da ANTAQ, que estabelece critérios e procedimentos para o afretamento de embarcação por Empresa Brasileira de Navegação (EBN) para operar na navegação interior.

Atendendo ao Decreto nº 10.139/2019, que determina a revisão e a consolidação dos atos normativos inferiores a decreto pelos órgãos ou entidade que os editou, a Resolução atualiza as principais regras de circularização, prevendo o gerenciamento dos afretamentos na navegação interior por meio eletrônico, assim como já ocorre na navegação marítima e de apoio com base no Sistema de Afretamento da Navegação Marítima e de Apoio (SAMA).

De acordo com o art. 35 da Resolução, o Sistema de Gerenciamento de Afretamento na Navegação Interior (SANI) entrará em operação em até 180 dias do início da vigência da Resolução.

Segundo o gerente substituto de Regulação da Navegação Interior, Pedro Soares[1], a ANTAQ pretende, por meio do SANI: modernizar a sistemática de afretamentos na navegação interior; reduzir o período de tramitação das solicitações de afretamentos; facilitar requerimento e instrução inicial dos procedimentos para os agentes demandantes; criar ambiente virtual de negociação para os agentes do mercado, na hipótese de bloqueio de circularização; trazer maior transparência; minimizar a possibilidade de falha humana no processo; aprimorar o gerenciamento nas diversas etapas dos processos; e possibilitar a produção de dados estatísticos para ANTAQ.

Com a Resolução, ficam revogadas as Resoluções ANTAQ nos 1.864/2010 e 8.102/2021, além de anulada a Resolução ANTAQ nº 8.105/2021.

A equipe de Direito Marítimo do Castro Barros coloca-se à disposição para orientação e esclarecimentos adicionais sobre o tema, por meio dos e-mails camilla.werneck@castrobarros.com.br e ana.rizzo@castrobarros.com.br.

[1] ANTAQ publica norma sobre afretamento de embarcação por empresa brasileira para operar na navegação interior — Português (Brasil) (www.gov.br)