Tributário

Possibilidade de suspensão ou redução da alíquota do RAT

Possibilidade de suspensão ou redução da alíquota do RAT

Dentre as medidas adotadas pelas autoridades públicas no combate ao COVID-19, constou a proibição de funcionamento de estabelecimentos comerciais ou qualquer tipo de atividade econômica não considerada essencial.

Por esse motivo, muitas empresas precisaram se adaptar às referidas restrições e adotar o trabalho remoto ou mesmo suspender suas atividades por tempo indeterminado.

Esta nova dinâmica, que acarretou na realocação dos trabalhadores empregados, suscita a discussão acerca da possibilidade de suspensão do RAT/SAT ou de redução de sua alíquota para o patamar mínimo durante o período em que as atividades dos empregados estejam suspensas ou quando desempenhadas no sistema de home office.

Isto porque o RAT/SAT tem por finalidade o financiamento dos benefícios previdenciários “concedidos em razão do grau de incidência de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho”, nos termos do art. 22, II, da Lei nº 8.212/91.

A referida contribuição incide sobre a remuneração paga aos segurados empregados e trabalhadores avulsos, às alíquotas de 1%, 2% ou 3%, conforme o risco de acidentes vigente para cada atividade econômica, segundo grau de risco arbitrado pelo Ministério da Fazenda para cada CNAE.

Com base nessa classificação, os contribuintes realizam mensalmente o seu enquadramento nos respectivos graus de risco, de acordo com a atividade econômica preponderante, que é definida como aquela que concentra o maior número de segurados empregados em cada estabelecimento inscrito em CNPJ próprio, conforme disposto pelo artigo 72, § 1º, incisos I e II, da IN nº 971/2009.

Além disso, o RAT/SAT é ajustado pelo índice do Fator Acidentário de Prevenção (FAP), que apura o número de acidentes ou doenças ocupacionais no estabelecimento da empresa, conforme previsto pelo artigo 10, da Lei nº 10.666/2003. Após a apuração do FAP, a alíquota do RAT/SAT pode ser reduzida pela metade ou dobrada, de forma que o FAP interfere diretamente no cálculo da alíquota de SAT/RAT a ser recolhido pela empresa (contribuição ao SAT/RAT ajustado).

Portanto, a contribuição ao RAT/SAT está intimamente relacionada ao risco de acidente no ambiente de trabalho o que, por óbvio, é eliminado quando o trabalho não é desempenhado e consistentemente reduzido quando ocorre em sistema de home office.

Por todo o exposto, seja em decorrência de reclassificação do CNAE ou do ajuste do índice FAP, as mudanças na dinâmica de alocação dos trabalhadores empregados durante a pandemia podem fundamentar a suspensão da contribuição ao SAT/RAT ou, pelo menos, a redução de sua alíquota.

Os profissionais do departamento tributário do Castro Barros Advogados estão prontos para conversar sobre o tema e prestar esclarecimentos mais detalhados sobre o tema.

Temas relacionados

Momento de Reavaliação dos Créditos do PIS e da COFINS

Levantamento de depósitos judiciais é alternativa para melhora do caixa

Supremo Tribunal Federal analisa diversas matérias tributárias

Transação Tributária e a nova Lei nº 13.988/2020 – Aspectos Gerais

Estado do Rio de Janeiro publica Decreto regulamentando o Fundo Orçamentário Temporário incidente sobre incentivos fiscais de ICMS

Município do Rio de Janeiro reabre o Concilia Rio e dá desconto na quitação de débitos de IPTU e TCL

Transação Tributária e a nova lei Nº 13.988/2020 – Modalidades

Supremo Tribunal Federal Reafirma a Inconstitucionalidade do Aumento da Taxa SISCOMEX

Supremo Tribunal Federal vai analisar o direito à compensação de créditos de ICMS

Contribuinte Fluminense tem até 3 de julho para apresentar requerimento de prorrogação de incentivos fiscais de ICMS como forma de ressarcimento do FEEF

Confira os status dos julgamentos sobre matérias tributárias pautados pelo STF para o mês de maio

Supremo Tribunal Federal deve analisar diversas matérias tributárias em Junho

A substituição de depósito judicial por seguro-garantia posta à prova

Exclusão de benefícios fiscais de ICMS das bases de cálculo do IRPJ e da CSLL

Supremo Tribunal Federal julga o caráter taxativo da lista de serviços sujeitos ao ISS em recurso com repercussão geral

Foram editadas a Portarias nº 247/2020 e 14.402/2020, que conferem aos contribuintes a oportunidade de negociar as suas dívidas de tributos federais

Transação Tributária e a Portaria nº 247/2020 do Ministro de Estado da Economia

Termina no dia 30 de Junho de 2020 o prazo para adesão à transação extraordinária prevista na Portaria PGFN 9.924/2020

Abertura da Transação Excepcional na Cobrança da Dívida Ativa em Função do Covid-19 – Portaria PGFN nº 14.402/2020

Possibilidade de questionamento da incidência das contribuições previdenciárias no caso de afastamento do empregado – COVID-19

Descumprimento de formalidades na compensação tributária não tem o condão de invalidar o direito creditório, se líquido e certo

Supremo Tribunal Federal retoma julgamento sobre o Imposto de Renda na distribuição de lucros a sócios residentes ou domiciliados no exterior