Tributário

Supremo Tribunal Federal retoma julgamento sobre o Imposto de Renda na distribuição de lucros a sócios residentes ou domiciliados no exterior

Supremo Tribunal Federal retoma julgamento sobre o Imposto de Renda na distribuição de lucros a sócios residentes ou domiciliados no exterior

Em 26.06.2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) nº 460320, que analisa a obrigatoriedade de pagamento de Imposto de Renda (IR) incidente sobre o lucro e dividendos de empresa distribuídos a sócios (pessoas jurídicas) residentes ou domiciliados no exterior (Suécia).

No caso analisado, as empresas do Grupo Volvo afirmam que a Convenção firmada entre Brasil e Suécia impede a dupla tributação em matéria de impostos sobre a renda, bem como oferece tratamento isonômico entre os residentes ou domiciliados em ambos países, com aplicação de seu artigo 24 e a isenção prevista no artigo 75, da Lei nº 8.383/1991, in verbis:

Convenção firmada entre Brasil e Suécia

“Artigo 24. Não Discriminação. 1. Os nacionais de um estado contratante não ficarão sujeitos no outro estado contratante a nenhuma tributação ou obrigação correspondente, diferente ou mais onerosa do que aquelas a que estiverem sujeitos os nacionais desse outro estado que se encontrem na mesma situação. (…)”

Lei nº 8.383/1991

“Art. 75. Sobre os lucros apurados a partir de 1° de janeiro de 1993 não incidirá o imposto de renda na fonte sobre o lucro líquido, de que trata o art. 35 da Lei n° 7.713, de 1988, permanecendo em vigor a não-incidência do imposto sobre o que for distribuído a pessoas físicas ou jurídicas, residentes ou domiciliadas no País.”

Em sede da Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a empresa obteve decisão favorável pelo reconhecimento da não-discriminação, afastando a incidência do imposto sobre os lucros distribuídos, ora objeto de recurso pela União Federal.

O ministro Gilmar Mendes, relator do caso no STF, manifestou entendimento no sentido de que a decisão do STJ confunde indevidamente o critério da conexão nacionalidade com os critérios da conexão residência, uma vez que estendeu a todos os súditos suecos residentes no exterior benefícios fiscais apenas concedidos aos residentes no Brasil, independentemente de serem estrangeiros ou brasileiros.

Nos entendimentos do ministro, a interpretação dada pelo STJ é contrária ao próprio artigo 24 da Convenção e ofende o artigo 150, inciso II, da Constituição Federal, uma vez que torna equivalentes situações claramente distintas, não em razão da nacionalidade, repita-se, mas da residência, dando provimento ao recurso da União Federal.

Sobre a posição ocupada pelos tratados internacionais e a legislação interna, o ministro afastou a equiparação entre as normas, afirmando que as convenções possuem contornos materiais e formais próprios. Ainda, expôs que o artigo 98 do Código Tributário Nacional garante a estabilidade dos tratados e não ofende os artigos 2º, 5º, II e § 2º, 49, I, 84, VIII da Constituição Federal de 1988.

No entanto, em voto-vista com data do último dia 26, o ministro Dias Toffoli proferiu decisão que, para provimento do recurso da União Federal, é necessário o reexame do caso à luz da própria Convenção, do Código Tributário Nacional e da legislação ordinária de regência, o que não é admitido em sede de recurso extraordinário, negando seguimento ao recurso em questão.

Até o momento, o ministro Marco Aurélio acompanhou a divergência e o ministro Luiz Fux está declarado impedido. Por sua vez, o ministro Edson Fachin acompanhou o relator, com empate na votação.

Por fim, em linha com os argumentos apresentados pelo Relator do caso, a Procuradoria-Geral da República opinou pelo provimento do recurso da União Federal e pela perda do objeto do recurso da Volvo.

Os profissionais do Departamento Tributário estão à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais e aprofundar este tema.

Temas relacionados

Momento de Reavaliação dos Créditos do PIS e da COFINS

Levantamento de depósitos judiciais é alternativa para melhora do caixa

Supremo Tribunal Federal analisa diversas matérias tributárias

Transação Tributária e a nova Lei nº 13.988/2020 – Aspectos Gerais

Estado do Rio de Janeiro publica Decreto regulamentando o Fundo Orçamentário Temporário incidente sobre incentivos fiscais de ICMS

Município do Rio de Janeiro reabre o Concilia Rio e dá desconto na quitação de débitos de IPTU e TCL

Transação Tributária e a nova lei Nº 13.988/2020 – Modalidades

Supremo Tribunal Federal Reafirma a Inconstitucionalidade do Aumento da Taxa SISCOMEX

Supremo Tribunal Federal vai analisar o direito à compensação de créditos de ICMS

Contribuinte Fluminense tem até 3 de julho para apresentar requerimento de prorrogação de incentivos fiscais de ICMS como forma de ressarcimento do FEEF

Confira os status dos julgamentos sobre matérias tributárias pautados pelo STF para o mês de maio

Supremo Tribunal Federal deve analisar diversas matérias tributárias em Junho

A substituição de depósito judicial por seguro-garantia posta à prova

Exclusão de benefícios fiscais de ICMS das bases de cálculo do IRPJ e da CSLL

Supremo Tribunal Federal julga o caráter taxativo da lista de serviços sujeitos ao ISS em recurso com repercussão geral

Foram editadas a Portarias nº 247/2020 e 14.402/2020, que conferem aos contribuintes a oportunidade de negociar as suas dívidas de tributos federais

Transação Tributária e a Portaria nº 247/2020 do Ministro de Estado da Economia

Termina no dia 30 de Junho de 2020 o prazo para adesão à transação extraordinária prevista na Portaria PGFN 9.924/2020

Abertura da Transação Excepcional na Cobrança da Dívida Ativa em Função do Covid-19 – Portaria PGFN nº 14.402/2020

Possibilidade de questionamento da incidência das contribuições previdenciárias no caso de afastamento do empregado – COVID-19

Descumprimento de formalidades na compensação tributária não tem o condão de invalidar o direito creditório, se líquido e certo